Qual é o Seu Nível de Felicidade?

qual-e-o-seu-nível-de-felicidadeOlá, tudo bem?

Hoje eu acordei com uma vontade imensa de escrever algo para você, algo que realmente mudasse a sua vida como um todo, não somente na área Financeira, mas em todos os campos da sua vida.

Fica comigo até o final desse artigo que você sairá diferente, GARANTIDO…

… e ainda preparei um PRESENTE para você.

Bem, pelas minhas experiências e principalmente pelo o que eu tenho observado na vida das pessoas como um todo, conquistas, carreiras, campo intelectual, familiar, financeiro e demais áreas, posso seguramente afirmar que a maior parte da população não está satisfeita com a situação atual em que se encontra.

Você tem observado isso também?

Realmente isso é algo que afeta muitas pessoas, e o pior de tudo é que a maioria das pessoas acha isso normal, que é coisa do destino e por aí vai…

… difícil imaginar? Mas é o que tem observado.

Agora nesse momento eu quero revelar a você que isso não é normal, pelo menos não deveria ser.

“Se você acredita que é, é. Se você acredita que não é, não é.”

Para facilitar a compreensão do que eu estou dizendo eu resolvi fazer um gráfico para fica melhor a compreensão.

Observe o gráfico abaixo:

GráficoNíveisDeFelicidade

Observe que no gráfico está representado os níveis de felicidade de 0 à 3 na linha do tempo na cor azul e picos de felicidade em todos os níveis representado de verde.

Classifiquei os níveis de felicidade em 4 níveis, onde:

Nível 0 – Felicidade praticamente inexistente.

Nível 1 – Felicidade Baixa.

Nível 2 – Felicidade Mediana.

Nível 3 – Felicidade Alta (Ideal).

Você pode observar que na linha do tempo tem a representação de alguns picos de felicidades, que podem ser quando você consegue alcançar algum objetivo, exemplo…

…comprar um carro novo, fazer aquela viagem, comprar aquela casa, ganhar algo que desejava muito e por aí vai.

Continuando a observar o gráfico você pode ver que em todos os níveis de felicidade (0, 1, 2 e 3) existem picos de felicidade e depois segue se a linha reta, permanecendo o nível de felicidade em que a pessoa vive no momento.

Você deve estar se perguntando, mas e aí Sérgio, o que você quer dizer com isso? Não é importante comprar um carro, uma casa e outras coisas?

Eu respondo.

É claro que sim, eu, você, e todos do mundo, queremos e devemos ter nossas conquistas, isso é importante para todos nós, e nos mantem motivados a sempre melhorar.

Porém é importante que você tenha atenção em primeira instancia ao seu nível de felicidade (claro sem deixar de ter picos de felicidade, que é importante) pois é ele que nos mantém de pé para alcançarmos os nossos maiores sonhos, e é ele que te mantém em condições psicológicas, físicas, emocional, espiritual e em demais áreas que lhe proporcionará isso, compreende?

Você já deve ter ouvido várias pessoas dizerem coisas do tipo:

Quando eu tiver minha casa serei feliz, quando eu comprar meu carro serei feliz, quando eu tiver um emprego melhor eu poupo para o futuro e por aí vai…

… espero que você agora tenha compreendido, que isso não existe, o que existirá nesses momentos são somente os picos de felicidade, pois…

… “a felicidade não é a chegada, é o próprio caminho. ”

Se você não for feliz agora, não vai ser ter isso ou aquilo que te fará mais feliz, faz sentido para você?

Agora eu te pergunto em qual nível de felicidade você se encontra?

Nível 0

Nível 1

Nível 2

Nível 3

Você mais uma vez deve estar se perguntando, mas o que é nível de felicidade?

Resposta: É aquilo que dinheiro nenhum no mudo compra. É aquele momento em que você acorda, e está com a pessoa que você ama, é ganhar um abraço de seus filhos, e abraçar seu pai, sua mãe, é ter amizades verdadeiras e sinceras, e estar com eles nos melhores, mas também nos piores momentos, e ver uma pessoa precisando e estender a mão, e amar a si mesmo e ao próximo como a ti mesmo…

… e certamente você deve ter vários outros exemplos que poderia citar.

Talvez você esteja agora nesse momento sem saber qual é o seu nível de felicidade, ou talvez tem alguma ideia, mas ainda tem dúvida, enfim não tem certeza, e para te ajudar gostaria que observasse o exemplo de uma das ferramentas que uso em meus processos.

Observe a ferramenta:

Na tabela exemplo ao lado do gráfico foi dada a nota (de 0 a 10) em cada campo da vida, onde 0 é totalmente insatisfeito e 10 totalmente satisfeito.

A partir do preenchimento da tabela surgi o gráfico que chamamos de Roda da Vida.

Observando a Roda da Vida que foi gerado acima, eu gostaria que você respondesse as seguintes perguntas?

A roda da vida da pessoa do exemplo acima roda? A vida dela flui?

Como estão as áreas da vida dessa pessoa? Equilibradas?

Certamente que não, aliás precisa de fazer algo, e possa ser que trabalhando uma área especifica pode gerar um resultado positivo em outras áreas, isso é muito comum.

E para encerrar esse artigo eu gostaria de te dar os parabéns por ter lido todo o conteúdo, e espero que tenha lhe ajudado de alguma forma, e para você avaliar como vai a Roda da sua vida eu gostaria de te dar de um presente (a ferramenta acima) para que você se auto aplique e descubra agora mesmo como está o equilíbrio da sua vida e identifique em qual nível de felicidade você se encontra.

Basta clicar no link, baixar, imprimir, dar nota nas áreas da vida e pontuar na roda e depois ligar os pontos em linha reta. E depois responda as perguntas abaixo da Roda da Sua Vida.

Clique aqui e baixe a ferramenta gratuitamente!

Se não for possível imprimir, baixe mesmo assim, pegue um rascunho e faça manualmente, é fácil, o importante é agir.

Clique Aqui e baixe a Roda da Sua Vida!

Aaaaa…

…eu deixei meu e-mail no final da ferramenta, qualquer dúvida me manda um e-mail que eu respondo, assim que puder, ok?

Eu gostaria ainda de pedir um favor:

Caso esse artigo tenha lhe agregado valor, o que você acha de COMPARTILHAR e MARCAR alguns AMIGOS?

Me ajude a Melhorar o Nível de FELICIDADE das pessoas.

Posso contar com você?

Um Abraço!

Sérgio Gotardo

Sérgio Gotardo é Coach Financeiro, Especializado em Finanças pela PUC Minas. Dedica parte do seu tempo para ajudar pessoas a desenvolverem se financeiramente e pessoalmente...

Website: http://sergiogotardo.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *